sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

CARTA ABERTA DA JUVENTUDE CATOLICA "POR UM ANO DE MISERICÓRDIA PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA"


NOTA DE IMPRENSA
N.º 3/2015 15 DE DEZEMBRO DE 2015
CARTA ABERTA DA JUVENTUDE CATÓLICA
POR UM ANO DE MISERICÓRDIA PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA

A Igreja através do Papa Francisco proclamou um Jubileu extraordinário: um Ano Santo da Misericórdia, que se iniciou a 8 de dezembro de 2015 e terminará a 20 de novembro de 2016. Será um tempo importante para toda a Igreja e para toda a sociedade.
Como justifica o Santo Padre na sua mensagem “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na Misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes.”

A nossa sociedade clama por uma autêntica e colectiva misericórdia em favor da vida humana e a dos jovens em particular. Os últimos acontecimentos em várias partes da diocese e a nivel nacional que ceifaram, brutalmente, a vida de vários jovens apenas confirmam que actualmente, o país regista uma média de 10 mortos (assassinatos) por cada 100 mil habitantes, valor considerado pela Organização Mundial da Saúde como sinal de um problema de violência endémica (autónomo e habitual). De janeiro a Outubro de 2014, Cabo Verde tinha registado 51 homicídios. Estes dados sugerem que deve haver uma tomada de medidas urgentes de erradicação dessa “cultura da violência”, que devem ser generalizadas, com vista à protecção do direito à vida.

Neste tempo oportuno do Ano da Misericórdia o Secretariado Diocesano da Juventude – SDJ- reafirma a necessidade de um efectivo respeito pela vida humana, aliás esta é uma emanação, primeiramente, evangélica, porque intrínseca ao Deus-Criador, assim como, bem jurídico maior com assento constitucional.

O SDJ exorta a todos, consoante a sua responsabilidade nesta nossa sociedade, para uma intervenção activa e activante a favor da vida promovendo uma Cultura da Paz e respeito pela sacralidade da vida! A Cultura da Paz se faz nas pequenas acções do dia-a-dia: na nossa forma de nos relacionarmos com os outros, na nossa atitude de lidar com os conflitos e com os sentimentos: como a frustração, a vingança, a raiva, etc.; na nossa capacidade de reconhecer e valorizar as diferenças e de sermos tolerantes como o irmão, colega de trabalho, vizinho, etc. Cada um de nós pode ser um construtor da Paz! Cada um de nós pode influenciar com a sua maneira de agir, o grupo de pessoas que nos cercam a serem construtoras da Paz! E a cultura da paz conduz nos a uma cultura de respeito pela vida.


Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Ano da Misericórdia no respeito pela vida humana, com votos de Festas Felizes nesta quadra Natalícia, em que celebramos o Emanuel Deus Connosco que nasceu para nossa Salvação.

Sem comentários:

Enviar um comentário