segunda-feira, 12 de novembro de 2018

“Apega-te à disciplina, não a deixes! Conserva - a, porque ela é a tua vida!” (Pr 4, 13)


Muitos estudantes se queixam de que estudam muito, mas quando chega a hora da prova, dá branco, esquecem de tudo que leram. Isso não é uma desculpa esfarrapada de mau aluno. É verdade. Por que isso acontece?
Não basta ter bons instrumentos de trabalho, é preciso tirar o melhor proveito deles. O aproveitamento do tempo de estudo  decorre de bons hábitos de leitura.

Por isso, para o jovem estudante cristão, a oração faz parte de um bom começo. Pedir ajuda do Espírito Santo pode transformar o estudo que parece um sacrifício em algo bom e gratificante, porque é oferecido a Deus.
Então que tal começar pelas coisas simples, mas essenciais?

Escolha um local para estudar diariamente
Pode ser um escritório, seu quarto, a varanda da casa. O importante é que seja bem iluminado, ventilado e silencioso. A concentração não é natural no ser humano; precisamos criar condições para nos concentrar; isso se consegue atenuando os estímulos exteriores. Quando tiver adquerido o hábito de estudar, nem mesmo os ruídos tirarão você do foco.
    
    Crie uma agenda ou quadrante com os horários
Crie um calendário ou uma agenda, coloque tudo o que tem a fazer, incluindo os momentos de alimentação, descanso, lazer, e siga a rotina com horários fixos, para instalar o hábito de estudar.

    Organiza-se com relação ao uso das redes sociais
Hoje, mais do que nunca, os meios de comunicação, principalmente os que se utilizam da internet, têm interferido na vida, nas emoções, na concentração dos novas gerações. Não de deixe levar pela vontade de sempre estar conetado, querendo saber de tudo rapidamente. As redes sociais, apesar de serem atraentes e trazerem sempre novidades, nos atrapalham em nossa concentração. Seja exigente consigo mesmo e organize –se no horário para atender telefonemas, passar uma mensagem, olhar fotos, ver notícias, etc. Quando não temos essa disciplina e hábito, perdemos muito tempo ao ter que interromper um estudo para responder as chamadas. As redes sociais são um instrumento para você, e não você um  instrumento para as redes sociais.

Admita as emoções negativas que interferem no estudo
Antes de começar a estudar, conheça e experimente as emoções negativas que interferem no estudo: ressentimento, fadiga, tédio e apatia. Relembre essas emoções e depois permita que sejam eliminadas da sua mente ou neutralizadas. Depois de eliminar as emoções negativas, deixe que o entusiasmo venha em seu lugar. Em dia de prova, faça isso em casa, e depois, visualize-se tranquilo e seguro, fazendo a prova e alcançando o resultado.

Respeite os limites do corpo e da mente
O cérebro precisa de pausas para continuar produtivo. Siga a dica do seu corpo, quando sentir cansaço, faça uma pausa: alongue –se , tome água, brinque com seu animal de estimação e depois volte energizado e entusiasmado. Evite dispersar. Deixe para se divertir nos fins de semana. A diversão, o lazer, as amizades, os passeios fazem parte do processo, pois são elementos importantes, mas também precisam ser organizados.

       Faça revisão e exercícios
Fazer exercícios, simulados, esquemas, gráficos ajuda a fixar o que estudou. Importante revisar sempre após uma sessão de estudo. Pode também revisar tudo o que estudou em um dia da semana.

.       Avalie o seu progresso
Você faz tudo isso para alcançar o seu objetivo: ir bem nas provas, passar no vestibular, passar em concurso. Se o que você está fazendo não está dando resultados, é ora de avaliar o que acontece . talvez precise de uma ajuda especializada. Há fatores de saúde física e mental que precisam ser considerados. Corpo, mente e espírito precisam estar em harmonia e equilíbrio.
                                         
Fonte: Laços de Fé e Vida
SakutaJovem

Sem comentários:

Enviar um comentário