sábado, 15 de setembro de 2018

Missão Jovem: “Quero dar o meu contributo para mudança dos “tabus” sobre à juventude”- Yara Ferreira



 A minha vida sempre foi marcada de desafios, mas o maior deles foi trabalhar com a juventude. Tudo começou quando tinha 14 anos, com um simples convite de entrar no grupo coral da minha comunidade. Entrei no grupo, dei o meu contributo e logo depois, um amigo me convidou para entrar no grupo JUF (Jovens Unidos numa só Fé).

Quando entrei no grupo, vi, ouvi e vivi os melhores momentos da minha vida. Conviver com pessoas diferentes, que pensam diferente, vivem diferentes foi o ponto forte para o meu crescimento a nível social e religioso. Depois disso, recebi o convite para ser a coordenadora do Secretariado da Juventude da minha paróquia. 


Foi uma grande surpresa para mim, pois não estava à espera que isso iria acontecer na minha vida. A primeira vista, me achei incapaz e pouco competente para assumir o cargo, mas com a força de Deus aceitei e compreendi que é fazendo que se aprende.

Depois de um ano como coordenadora, concorri para ser uma das dinamizadoras do projeto #SakutaJovem do Secretariado Diocesano da Juventude, não consegui o cargo, pois a minha nota era insuficiente e fiquei no 3º lugar. Apesar disto pude oferecer minha colaboração voluntária. Por providência de Deus, fui chamada para ocupar o cargo e fazer parte do staff do secretariado da Juventude Amada.

Hoje, me dedico totalmente à juventude, não importa o que renuncio, o que deixo para trás, o importante para mim, hoje, é amar e cuidar da juventude. Pois acredito na juventude, acredito no nosso potencial, na nossa força e na nossa capacidade. São muitas as pessoas que duvidam hoje da capacidade dos jovens, são muitos que acham que os jovens são incapazes de fazer algo, porém eu penso contrário e quero dar o meu contributo para mudança desses “tabus” sobre à juventude.

Aos poucos, descobri que o meu lugar, a missão que Deus me confiou é estar ao lado, pôr – se ao dispor e ao serviço da juventude. Não importa em que lugar, não importa como e que “tipo” de jovens que irei encontrar, o importante é cumprir a minha missão e fazer o que eu amo.

Para mim, ser jovem é ir além do horizonte, ultrapassar barreiras sem perder a esperança, gritar quando o mundo se cala, correr enquanto o mundo não tiver mais forças. É poder pensar e logo fazer sem hesitar. É querer e correr atrás, é cair e levantar sem reclamar das feridas, é ultrapassar todos os limites. Para mim ser jovem é ser livre e viver aquilo que Deus quer para mim.

Como nos dizia o Santo Padre: “ Avante! Jovens! Levem adiante esta certeza, o Senhor está vivo e caminha ao vosso lado.” Então, jovens não deixemos que a sociedade nos rebaixe por causa das nossas escolhas, sejamos o exemplo da humanidade, provemos para todos que não somos somente o futuro mas que somos também o presente, o hoje e o agora. Sigamos firmes na nossa fé, consciente daquilo que queremos ser, e sejamos protagonistas da mudança.

Coloquemos Deus no inicio, no centro e no fim da nossa vida, para que possamos fazer escolhas inteligentes e que contribuamos para uma sociedade sóbria, consciente e sábia.

Yara Nancy Ferreira

#SakutaJovem 

3 comentários: