terça-feira, 4 de setembro de 2018

Testemunho: Laurindo Rodrigues partilha sua experiência como Presidente do SPJ


A minha experiência como Presidente do SPJ da Paróquia de São Filipe Apóstolo iniciou em Março de 2015 através do convite do nosso Pároco Padre Samuel, em que aceitei de pronto, tendo em conta a confiança manifestada por ele e também pela oportunidade de poder servir ainda mais a nossa igreja. 

Foi um desafio grande visto que o ano pastoral já andava ao meio com atividades programadas pela anterior equipa, entre as quais a realização da Semana Paroquial da Juventude, logo no início de Abril. Graças a Deus conseguimos com sucesso todas as atividades programadas, fruto de um grande trabalho de equipa e uma excelente aderência dos nossos jovens.

Com isso, conseguimos assentar as nossas próprias ideias sempre em concertação com o nosso Pároco. Apesar da pastoral juvenil nem sempre ser uma atividade fácil de executar, considerando a faixa etária de jovens/adolescentes, temos conseguido implementar dinamismos que já quase institucionalizados para os jovens. Como é o caso da Subida ao Monte da Misericórdia (ao pé do Estádio Nacional), Madruga Jovem, missa jovem (incluindo uma hora de conversa com o Pároco sobre temas diversos), e entre outros.

A nível pessoal, está a ser muito gratificante estar a servir através de uma das mais ricas e desafiantes missões, na medida em que, organizar e coordenar atividades juvenis requer a atualização corrente, saber escutar com paciência, inteligência e método. Ajudou-me principalmente na gestão do tempo para conseguir conciliar as actividades juvenis com a vida pessoal e profissional, mas hoje dou graças a Deus por isso, porque sinto uma pessoa mais firme na minha fé, focado em cada detalhe.
Isto porque consegui aproveitar de melhor forma os momentos de partilha com os jovens e as ações de capacitação proporcionadas pelo SDJ e pela paróquia.

Para terminar gostaria de desafiar jovens a integrarem nos grupos da igreja porque só têm a ganhar com momentos ímpares de partilha, conhecimento e amizades que são eternas e irrepetíveis, e sentimos a verdadeira alegria de sermos católicos.

                                                          
SakutaJovem
Testemunho: Laurindo Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário