segunda-feira, 1 de abril de 2019

Momento “SakutaBispo” destaca-se na Abertura da Semana Diocesana da Juventude


Dentro do programa da abertura da Semana Diocesana da Juventude constava no plano um momento SakutaBispo que teve maior destaque, em que os jovens colocaram questões ao Cardeal Dom Arlindo Furtado. Um jovem representante de cada paróquia teve oportunidade a uma pergunta.

Desde sempre a camada Juvenil tem necessidades de ser escutada ou então para uma escuta entre si. Com o lançamento do projecto SakutaJovem muitos jovens da diocese se mostraram estar mais abertos e disponíveis para criar esta cultura de escuta.
Na primeira ronda de pergunta veio a questão sobre criar e gerar empregos na igreja para a juventude, visto que estes disponibilizam maior tempo para estarem em serviço da igreja e porque nem só da palavra vive o homem. O cardeal respondeu que aonde o Estado não chega a igreja vai fazer esforço para chegar, que se o Estado não for suficiente, a igreja será.

Que de qualquer maneira a igreja vai estar sempre disposta para incentivar os jovens para criarem o seu próprio rendimento, criar condições para financiar estudos, e até para incentivar os empresários para criar mais espaços para criar trabalhos aos jovens. O cardeal apelou aos leigos e religiosos que têm possibilidade de abrir negócios para criar emprego para os outros.

Uma outra questão foi como “unir o conhecimento científico com a vivência da fé”. Respondeu o bispo que a ciência é criação de Deus, por isso não pode existir contradição entre ambos.Pois a Fé Cristã é sempre compatível. Realçou ainda que quanto maior é a nossa fé mais vamos procurar a ciência.

Por outro lado um jovem pediu esclarecimento ao Cardeal sobre a renúncia quaresmal. Em que lhe respondeu, “que a renúncia é uma atitude de pessoas crentes, que sobretudo durante o tempo de quaresma, na preparação para a Páscoa colocam Jesus sempre em primeiro lugar.Salientou que todo o gesto que coloca Jesus em primeiro lugar é uma forma de renúncia quaresmal. Lembrou ainda que a renúncia não é só quaresmal.

É de salientar que a maioria dos jovens, afirmou que o melhor momento na abertura da Semana Diocesana da Juventude foi o SakutaBispo.

Sakuta Jovem


Sem comentários:

Enviar um comentário