segunda-feira, 15 de abril de 2019

Memorando da Semana Diocesana da Juventude


A V Semana Diocesana da Juventude sob o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 5, 2)” acolhida pela paróquia de Nossa Senhora da Graça, a paróquia do bispo, foi simplesmente belo. Tivemos três grandes momentos:

 1º- A Abertura da Semana Diocesana da Juventude (SDJ) que aconteceu no dia 31 de março, na paróquia Nossa Senhora da Luz, em Milho Branco com Eucaristia, presidida pelo Cardeal Bispo Dom Arlindo Furtado. Juntou diversos jovens da nossa diocese. Que juntos fizeram do dia uma aventura consciente e generosa.

O momento “SakutaBispo” foi o que mais se destacou na abertura da SDJ, pelas perguntas dos jovens e a experiência e sabedoria nas respostas do bispo. A nossa Juventude que tanto é Amada, com o cheiro encantador que tem, animou tão bem a tarde do dia 31 que será lembrada por todos. Um hino ao acolhimento!

 2º - O Fórum Diocesano da Juventude, que teve a abertura na paróquia mãe. Numa tarde serena, jovens ansiosos e com bagagens cheias começaram a chegar no centro paroquial Nossa Senhora da Graça, direto para o check-in. O engraçado é que muitos gostaram, até disseram que parecia que iam viajar de avião. E não é que viajamos? 5 Dias de viagens, de partilha, aprendizado, amizade, amor e muito mais. Pela primeira vez, os 170 jovens peregrinos foram divididos em 12 tribos de Israel.

Na cerimónia da abertura, o jovem Jelson Silva falou sobre a Exortação apostólica do Papa Francisco, ”CristoVive”, aos Jovens, lançado 6 dias antes da Abertura da SDJ. Tivemos o secretário do Estado para a Juventude, Carlos Monteiro, que motivou os jovens dizendo “Acreditem que vocês são os atores das transformações”. O Nosso Cardeal com as suas belas mensagens disse aos jovens “A igreja Conta convosco para levar Jesus”.

A abertura da SDJ 2019 contou ainda com uma Feira da Juventude, no pátio do centro paroquial Nossa Senhora da Graça, onde estiveram presentes vários stands de paróquias, grupos e movimentos religiosos.

Uma das experiências fortes do fórum, foi o acolhimento e alojamento nas casas das famílias. Só os peregrinos param contarem esta profunda e bela experiência.
“Domingo, o dia do Senhor”; “Do sim eufórico ao sim firme no serviço de Deus e dos irmãos“; “Com Santiago Menor, escutai a palavra, convertei-vos e alegrai-vos”; O “Fazei tudo o que Ele vos disser” de Maria, foram os temas abordados durante o fórum. “Que Bom! Que Pena! Que tal” foi o trabalho e o #sakutaJovem em grupo.

Sem esquecer que o momento “Sakuta Família” foi bastante bom segundo os jovens peregrinos. O que despertou, de certa forma, um outro entusiamo sobre o Casamento, enquanto sacramento que chama também à Santidade.

Na noite de Sexta feira, dia 05 de abril deu-se um marco histórico, um ato de generosidade e de caridade. Teve uma partilha de sopa na Comunidade de Eugénio Lima e Ponta d`Água, onde Staffs e voluntários andaram pelas ruas a distribuir sopa na companhia de conversas, risos e partilhas de conhecimentos sobre a Vida Religiosa.

Uma outra atividade que merece ser destacada também é a Feira de Saúde, do Corpo e da Alma realizada no largo da capela de São João Baptista na comunidade de Achada Grande Frente. De acordo com as informações apuradas na referida localidade, a feira foi bastante aproveita e de melhor forma pelos moradores e jovens peregrinos que estavam ali presentes. Inclusive, afirmaram o quão gostaram da Adoração do Santíssimo.

Agora sobre os dados concretos do FDJ, temos:

Participaram intensamente mais de 200 jovens oriundos das paróquias das ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava, inclusive um jovem da ilha do Sal. Sendo 57,4% feminino e 42,6% masculino. 65,1% Participou pela primeira vez e 34,9% já tinha participado nos fóruns anteriores. Desses 72,8 % que frequenta o ensino secundário, 20,1% ensino superior. A paróquia com maior número de participantes foi a de São João Baptista com 18 participantes. Uma paróquia especial, a maior em extensão e quiçá de maior desafio em termos de periferia geográfica.

Contou com 30 voluntários e 15 elementos do staffs que incansavelmente estiveram todos esses dias a servir a juventude amada. Os Benefícios que a Juventude pôde tirar deste fórum diocesano são vários. Todavia não vamos cair na tentação de avaliar. Lançamos sementes nos corações destes jovens. Os resultados serão no tempo, no tempo de Deus.
Estamos razoavelmente convencidos que, pelo que vimos, escutamos, sentimos, se esta semente encontrar boa terra no coração dos Jovens o Cristo Vive que nos exortou o Papa será realidade na igreja jovem e diocesana. Eles mesmos já são conscientes que é bom fazer parte da família da diocese de santiago, que é uma família potente.

Para eles a diocese tem uma cara jovem, humilde, e segundo anotaram é tao bom saber que a diocese dá aos jovens oportunidades de se reunirem e fazerem juntos a experiência de/com Deus.

Tivemos a Gala da Juventude. Uma gala simples, bem chick, num ambiente animador. A Juventude esteve como sempre à altura, querendo mais claro, mas a sobriedade nos orientou a não querer o “só sabi” do momento, mas sim, escolher o ir descansar o corpo para estar fisicamente em condições de acompanhar e viver espiritualmente de forma adequada a missa do envio.

E o terceiro momento (Encerramento) no dia 07 de Abril. Dia Diocesano da Juventude, com presença de milhares de jovens de todas as paróquias. Concentrou-se na rua da Escola Domingos Ramos, desfilou-se ao som de batucada até o largo da igreja Nossa Senhora da Graça para a Missa do Envio, presidida também pelo bispo Dom Arlindo Furtado.

Logo a seguir teve lugar um almoço partilhado. Seguindo-se para o Festival Alegra-te, em que foi celebrado a fé que une os jovens, vivendo a alegria do ser jovem. Como também se sentiu o calor e o vigor da juventude amada de todas as paróquias da nossa Diocese.
 Agradecemos a presença de todos. Foi o que viram. Em especial agradecer cada jovem que teve a ousadia de participar na Semana Diocesana da Juventude.

Que Maria Passe na Frente e nos ensine a fazer tudo o que Jesus nos disse.

SakutaJovem


1 comentário:

  1. Bravo. Esquecer desse dia e dessa semana de Sdj nunca. Foi por questão de muito amor a cristo e a juventude amada que participei nesta jornada

    ResponderEliminar