quinta-feira, 4 de abril de 2019

Juventude: “A Igreja conta convosco para levar Jesus”- Bispo Dom Arlindo Furtado


“Quando o Secretário do Estado falava sobre nós que somos menos jovens, eu reagi interiormente dizendo, não, nós que somos jovens com os jovens”. Foi desta forma que o Bispo Dom Arlindo começou o seu discurso na cerimónia da abertura do fórum Diocesano da Juventude que aconteceu ontem na paróquia Nossa Senhora da Graça.

O Cardeal fez lembrar que São Paulo dizia uma coisa muito interessante,- “Mesmo quando essa tenda exterior se vai caminhando, o homem interior se vai renovando”. Recurso, utilizado pelo Cardeal, para dizer que há uma juventude sempre em renovação permanente por causa daquele que nos habita.

Considerou as intervenções do Secretário do Estado para a juventude de muito importante. E prosseguiu, questionando: “Qual o sujeito que age? Qual o sujeito da Acão? Qual o sujeito que é protagonista que realiza obras, atividades, empresas, capazes de criar melhores condições para a vida de cada um, em toda a sociedade. “Fazei o que ele vos disser”. Ele quem? Ele Jesus. Fazer o que Jesus nos disser. E Jesus é aquele que amou mais do que ninguém. Mesmo quando não é amado”.

O Cardeal e Bispo Dom Arlindo Furtado afirmou que as pessoas que nunca experimentaram amor, nunca aprendem a amar. Como também recordou aos jovens peregrinos o modo mariano (Escola de Maria), salientando o seguinte:
“Como a juventude amada que vós sois, isto reconfigura a vossa personalidade, reconfigura o vosso ser, e vos dá uma capacidade como sujeitos que ninguém pode dar. Sujeitos de Acão, de amor, e de serviço”.

É por isso que nós temos como lema fundamental desta jornada, também o serviço de juventude amada para servir a escola de Maria, porque ama como Jesus nos ama. Aprender a amar com Jesus.
Pediu aos peregrinos para ensinar aos outros jovens a servir e amar porque Jesus nos amou primeiro.

“E vós sois testemunhas desse amor de Jesus junto desses jovens. A igreja conta convosco para levar Jesus, a igreja não vos considera como destinatários da Acão dos outros, a igreja vos assume, a igreja de que vos fazeis parte, que sois a realidade mais viva, mais criativa, mais dinâmica”. 

Frisou ainda que a igreja quer os jovens como protagonista da transformação, do ser, da vida, do relacionamento, da justiça, do desenvolvimento, da paz social e da felicidade partilhada. Pois considera que nós somos cidadãos do mundo ao mesmo tempo cidadãos do céu.

Dom Arlindo Furtado afirmou sentir-se feliz com a presença do Secretário do Estado para a juventude na abertura do Fórum Diocesano da Juventude.

SakutaJovem




Sem comentários:

Enviar um comentário