terça-feira, 28 de agosto de 2018

"Estar no Movimento Jovens Pela Paz é uma experiência inigualável"- Testemunho Tiana Silva


Jovens Pela Paz
A minha caminhada começou há cinco anos, em 2013, quando Bernardino Gonçalves me convidou para uma reunião, onde decidi ir por gentileza, e me apaixonei logo de cara pelo grupo que se iniciava naquele dia, que na época era designada de País do Arco Íris.

Foram algumas horas reunidos, conversando e brincando com pessoas que praticamente eu via pela primeira vez e todo aquele cenário estava agradável, seguro, que ao chegar ao fim não me apetecia ir embora.

Desde então, passamos a reunir todos os domingos, com o objetivo de nos conhecer melhor, fortalecer as amizades, capacitar e principalmente promover a paz que é o objetivo primordial do Movimento, que nasceu na Comunidade de Santo Egídio na Roma.  

O que mais me marcou e me fez ficar no grupo, foi a amizade que nós criamos uns com os outros em torno de uma causa social, todos os dias queríamos estar mais pertos, de modo que apenas as reuniões aos domingos não eram suficientes. Ainda também me lembro detalhadamente das atividades que fizemos sem muita experiência e fomos aprendendo com o tempo e com a ajuda dos mais adultos, lembro também do nosso primeiro passeio, do acampamento, que foram momentos marcantes e que sempre que me recordo dá vontade de voltar no tempo…porque foi muito bom.

O Movimento Jovens Pela Paz fez em mim mudanças, que como jovem ajudaram-me a formar a minha personalidade e saber a adulta que quero ser!
Nele aprendi que é necessário ser humilde o bastante para saber lidar com pessoas de lugares, idades e pensamentos diferentes, aprendi o verdadeiro sentido de ser uma voluntária e da solidariedade, descobri que eu estava realmente no lugar certo e que me fazia bem. Ganhei muita experiência nestes cinco anos no grupo, principalmente porque foi no JxP que descobri a minha verdadeira vocação profissional, novas amizades, pude ver o mundo com outros olhos. Desde o primeiro dia no grupo tive a certeza de estar a aproveitar da melhor forma a minha juventude.

Realizamos várias atividades e cada um deles, era um encanto novo, um sorriso de uma criança feliz e novos aprendizados, é verdadeiramente este o sentimento que permanece quando fazemos algo para fazer o bem aos outros.
Claro que a caminhada não foi fácil, pois conciliar toda a vida pessoal com a do voluntariado pode não ser fácil caso não haja uma organização equilibrada das prioridades, mas se tudo estiver no seu tempo, de certeza só trará coisas boas, que é o que aconteceu comigo no Movimento Jovens Pela Paz, onde cultivamos a paz sempre e tentamos pintar a cada dia o mundo das cores mais belas que há.  

Jovens Pela Paz
Hoje só posso agradecer a Deus por ter-me dado a oportunidade de viver cada momento neste grupo e que eu possa dar mais de mim e melhor a cada passo. Pois o nosso sonho e o meu particularmente é de ter o Movimento Jovens Pela Paz em cada canto do nosso país, para que os jovens possam ter um lugar e um grupo onde podem dialogar, expressar e debater assuntos variados. Onde podem se juntar para boas causas sócias, conhecer o que realmente acontece no mundo e no nosso Cabo Verde, ter alguém que lhes oriente para uma boa educação cívica, profissional, financeira, sexual, ambiental, interpessoal e em vários outros aspetos que realmente acontecem na vida real.

Reconheço claramente a minha transformação desde que entrei no movimento até agora, uma evolução boa que aprendi com cada membro, em cada atividade feita, em cada convívio, conversas, em tudo que tive a chance de participar e conhecer por ser uma JxP, enfim, todos os momentos ficaram comigo junto a uma aprendizagem.
Por isso e por todos esses anos no movimento, por todas as pessoas que lá passaram e estão, digo firmemente que Eu Amo Ser JxP.

SakutaJovem
 Testemunho: Tiana Silva


Sem comentários:

Enviar um comentário