terça-feira, 4 de junho de 2019

A SOBRIEDADE QUE NOS APERFEIÇOA


"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento,  sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo (I Pedro1:13)

"Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação" (I Tessalonicenses 5:8)

Quando lemos alguns versículos semelhantes aos de cima, imergimos em nosso próprio consciente para refletir sobre a nossa vida e o que nós temos feito desde então. Passamos a avaliar todas as nossas atitudes em relação ao nosso próximo, no que erramos e acertamos, e o que podemos melhorar nas próximas ações. Daí, vem à tona a seguinte questão:  O que fazer para me torna uma pessoa cada vez melhor? A luz do evangelho e dos aconselhamentos das cartas paulinas e petrinas, poderíamos certamente dizer:  Ser uma pessoa sóbria! Mas afinal, o que é sobriedade?

Quando pesquisamos sobre a origem da palavra sobriedade, podemos encontrar alguns significados, a exemplo de ter temperança no comer e beber; ou ser uma pessoa comedida, reservada, ser parcimônia; ou ainda ser moderado, usar de simplicidade, frugalidade. Logo, percebemos que sobriedade não se limita apenas a questão de abstinência a bebida alcoólica, mas uma vida regrada, moderada e simples.

O primeiro exemplo da carta petrina, temos o apóstolo orientando aos cristãos dispersos na Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, a respeito da maneira como devem viver e a dedicação a pregação do evangelho. Nela, temos a preocupação de Pedro em orientar aos cristãos em "cingir" ou "apertar" junto aos "lombos do entendimento" ou "nossa consciência" a sobriedade, sem perder a esperança na graça oferecida pela revelação de Jesus Cristo. Mas o que isso quer dizer? O que Pedro quis dizer foi para sermos sóbrios, moderados, regrados, sem perder de vista a humildade e a santidade que é alcançada com essa atitude (I Pe 1:15-16,  21-22).

No segundo exemplo, o apóstolo Paulo faz um alerta aos cristãos em considerá-los como "Filhos do dia" ou "Filhos da luz" ou do "entendimento", concitando-os a serem sóbrios, sem abrir mão das vestimentas espirituais que são capazes de ajudar no aperfeiçoamento do ser humano, quais sejam:  a) couraça da fé e do amor; e b) capacete da esperança da salvação. Nesse alerta ou aconselhamento, o apóstolo Paulo ressalta a importância de estarmos sempre vigilantes e procurando o aperfeiçoamento em nossas vidas, examinando tudo, retendo o que do bem, abster-se de toda aparência do mal e procurando ser irrepreensíveis (I Ts 5: 12-23), vestidos para tanto, com a couraça da fé e do amor, pois é imprescindível para nos aproximarmos de Deus (Hb 11:06) e reconhecê-lo por ser Ele mesmo a verdadeira expressão do "Amor" (I Jo 4:08), bem como o uso do capacete da esperança da salvação, blindando-nos assim de toda e qualquer investida desesperançada de uma vida melhor no porvir.

Quando agimos com sobriedade, não damos importância ao hedonismo, ou seja, a busca pelos prazeres dessa vida, mas nos focamos naquilo que pode nos tornar pessoas melhores, maduras, centradas, sensatas e conscientes dos atos praticados, sabendo que esses atos contribuem para o nosso bem e do nosso próximo (Rm 8:28).

SakutaJovem
Fonte: “O Que você precisa saber”

Sem comentários:

Enviar um comentário