sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Testemunho: “Estar ao serviço desta juventude amada, tem sido uma alegria, uma bênção do Senhor”- Casal Garcia Chaves


Nós, Salvador e Vera - casal Garcia Chaves, fazemos parte da equipa coordenadora do Secretariado Paroquial da Juventude de São Lourenço dos Órgãos. A nossa missão é animar/orientar/acompanhar a nossa juventude amada na caminhada de amadurecimento na educação da fé. Pela nossa fé, professamos que cremos em Deus, não só um Deus Amor, mas um Deus que ama continuamente e que nos faz amar como Ele ama.

Desde a fase da adolescência e da juventude tivemos uma forte influência da Igreja Católica nas nossas vidas. Participamos em vários movimentos religiosos, com enfoque no pastoral juvenil, ministrando catequese, animando grupos de jovens, grupo coral e eu (Salvador) tive a oportunidade de frequentar o Seminário Menor de S. José – Prainha e o Seminário Maior – Coimbra. 

Depois destas experiências, encontramos a nossa vocação no matrimônio, alegria de viver um amor pleno e verdadeiro, e hoje conservamos uma formação religiosa e teológica, que poderá ser uma valiosa contribuição para a comunidade paroquial e assim contribuir para o enriquecimento da vida da Igreja.

A partir da experiência própria, que em Jesus Cristo encontramos tudo o que torna a vida verdadeira, digna, livre, nobre, grande e bela, estamos, neste momento, a caminhar com a juventude amada de São Lourenço, para que ela não se deixe cair na indiferença, na superficialidade e na mediocridade de vida, mas que assuma um compromisso sério com Deus. O Senhor concedeu-nos a grande alegria nesta missão de auxiliar/ajudar os jovens a fazerem esta mesma descoberta e isso é o que mais nos faz feliz: levar os jovens a Jesus. É um tesouro, este que temos para lhes dar:  o sentido da sua existência dado por Deus.

Neste serviço vamos nos percebendo que a juventude responde de maneira muito rápida, criativa e entusiasmada às nossas propostas. Temos promovido o encontro dos jovens com Cristo, não só nos sacramentos, mas também na oração pessoal e comunitária, nos retiros espirituais, nas formações, nos convívios, na adoração ao santíssimo, na via-sacra, no terço, no grupo coral e também na realização de atividades desportivas e culturais. O fim último deste propósito, é que cada jovem possa afirmar um dia, como S. Paulo, “Já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim”.

O nosso plano de ação, do ano catequese 2018-2019, trás várias propostas de atividades que levam os jovens a descobrir que o projeto de vida de Jesus responde às tendências e desejos mais nobres de seu coração. Para que isso possa acontecer, temos dado oportunidades para mostrarem do que são capazes de fazer, acreditando neles e nas muitas virtudes que possuem.

Uma outra dimensão que temos dado atenção especial é o despertar nos jovens a vontade de estar na igreja e por conseguinte, preparar a Igreja para os receber. Criamos uma estrutura física - Sala Jovem Papa Francisco, basicamente para acolher e melhor servir a juventude amada de São Lourenço dos Órgãos. Para que os jovens se tornem adultos mais felizes e estruturados, a Igreja precisa estar no meio deles para sempre alimentá-los com a esperança.  

Estar ao serviço desta juventude amada, tem sido uma alegria, uma bênção do Senhor e muito gratificante, tem possibilitado viver e testemunhar a firmeza da nossa Fé, a alegria da Esperança e a generosidade do Amor em Jesus Cristo.
Como diria o Papa Francisco, “ser cristão é ser revolucionário, e que a nossa revolução seja com, como e para os jovens!”

Ku Kristu ka tem Tadju! 

SakutaJovem
Testemunho: Casal Garcia Chaves

4 comentários:

  1. Que luz de espírito santo vos ilumina e q deus vos abençoe e permanece com vocês 💪💪

    ResponderEliminar
  2. Que luz de espírito santo vos ilumina e q deus vos abençoe e permanece com vocês 💪💪

    ResponderEliminar
  3. bom texto boa partilha e experiência fantástico...

    ResponderEliminar
  4. Parabens pelo otimo trabalho que estão a desenvolver e que Deus vis abençoe

    ResponderEliminar