O último dia da Semana Diocesana da Juventude começou com os jovens de São Tiago Maior e os participantes do Fórum Diocesano da Juventude 2015 a acolherem os milhares de jovens de todos os cantos da diocese que se deslocaram a Santiago Maior para o Dia Diocesano da Juventude.
Dom Arlindo Furtado, que fez a sua primeira chegada aquela paróquia enquanto cardeal foi recebido ao som da batucada, organizada pelos participantes da paróquia Santa Catarina.
Na missa do envio o Cardeal lembrou aos jovens que Jesus ressuscitado saudou os discípulos com a paz esteja convosco. “Então a juventude com Cristo deve ser sinal de paz para com todos”.
No final da Missa Dom Arlindo Furtado anunciou a paróquia Nossa Senhora da Luz ilha do Maio, como anfitriã da Semana Diocesana da Juventude 2016, tendo os jovens de São Tiago Maior entregue a Cruz da Jornada Diocesana aos jovens da Ilha do Maio presentes. O povo reunido demonstrou com cânticos e sorrisos e muitas palmas a alegria pela escolha, "Nu ta ba Djarmai!".
O almoço partilhado no espaço previamente preparado pelos jovens orientados pelo Secretariado Paroquial da Juventude São Tiago Maior revela a imagem bíblica da alimentação da multidão, a partilha e a alegria da fraternidade.
Por volta das 15H00 começou o aguardado festival da juventude católica, com desfile de ousadia e criatividade onde cada paróquia procurou dar o melhor de si. Foram muito aplaudidas as coreografias da juventude São Filipe Apostolo, São Tiago Maior e Sagrado Coração de Jesus, tendo este levado mesmo o cardeal ao Palco para dançar ao som da canção "Eu acredito na Juventude", a Juventude com Cristo.
Para o pároco anfitrião, Simão Moniz, a Semana Diocesana da Juventude e o Dia Diocesano da Juventude espelham que “ao contrário do que se pensa correntemente dos jovens, que estão perdidos entre outras coisas feias, esta jornada mostra que a juventude se dada oportunidade é capaz de fazer coisas bonitas e agradáveis”.
Perto das 18h00, já com bastante assistência, os Seminaristas subiram ao palco para darem ar da sua graça. O festival da Juventude católica que contou com a presença, de início ao fim, do Cardeal, foi encerrado, do jeito que começou... ao som da Batucada dos jovens de Santa Catarina.
Os Secretariados Paroquial e Diocesano da Juventude agradeceram a todos que se envolveram e ajudaram na preparação e realização da Semana Diocesana da Juventude 2015 que superou as expectativas e demonstra a força criativa da alegre juventude com Cristo.
“Não podemos com palavras descrever adequadamente este dia ...resta apenas reconhecer que a juventude boa é a juventude com Cristo, Bem hajam a todos!”, Bernardino Gonçalves, coordenador do Secretariado Diocesano da Juventude.
Sem comentários:
Enviar um comentário