quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

O Secretariado Diocesano da Juventude (SDJ) realizou no dia 17 de Fevereiro em Santa Cruz, São Tiago Maior, o VII encontro alargado com os Secretariados paroquiais da Juventude da ilha de Santiago.


Cinquenta e três representantes de catorze paróquias se fizeram presença no VII encontro alargado que teve lugar nos dias 17 e 18 do mês corrente em Santa Cruz, São Tiago Maior.
Debruçou se sobre o tema “O desafio das seitas”, tendo como documento guia a constituição “Dei Verbum”. As seitas tem sido um dos temas mais falado no mundo e motivos de diferentes debates e interpretações diferentes.

No meio de tantas informações erradas, cristãos católicos pouco ou mal informados tendem a ficar confusos. Estudioso das seitas, afirmam que existem mais de 56 mil seitas e religiões.
Em 1995, o Papa João Paulo II chegou a dizer a um grupo de Bispos do Brasil em Roma, que as seitas, “se espalham na América Latina como uma mancha de óleo, ameaçando fazer ruir as estruturas de fé de muitas nações”. 

O desafio das seitas segundo, Pároco da Paróquia de Santa Catarina de Santiago, Padre Francisco abarca muitos subtítulos, mas preferiu centrar se nos porquês dos Cristãos, se reunir para guardar o primeiro Dia da semana (Actos 20, 6-7 e 1Corintios 16,2); Apocalipse 1,10.
“Cristo, o Verbo eterno, encarnou na História da Humanidade, e o mesmo trouxe a mensagem «Arrependei-vos e acreditai, porque está próximo o Reino do Céu»; Cristo morreu (sexta feira) e ressuscitou (domingo), mas Ele (Cristo) nos deixou o Espírito Santo”.
Exemplificando frisou que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos no primeiro Dia da semana, de acordo com Mc 16,9; Mc 6, 9-11; Mt 28,8-10; Mt 28,1. De acordo com o pároco “Seita” é uma palavra/linguagem muito pejorativa; devemos usar outras palavras nomeadamente; novos movimentos religiosos, novos grupos religiosos ao invés de Seitas. Exortou os jovens baseando na 1ª carta de Pedro que devem estar prontos para “dar a todos as razoes da nossa esperança, com mansidão de coração”!

Dave Breese em seu livro ‘Conheça as Marcas da Seita’, define a como “uma perversão religiosa, uma fé, prática centralizada em doutrina falsa, no mundo da religião que exige devoção para um ponto de vista, ou para um líder religioso. É uma heresia organizada”.
Ainda o especialista em seitas Dr. Walter Martin define assim: “Um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas”.


O objectivo do encontro trimestral teve como finalidade a partilha e maturação das propostas de evangelização dos jovens na promover e unidade da diocese na diversidade das paróquias. O VII encontro tem como propósito auscultar os jovens e preparar a semana diocesana da Juventude Santíssimo Nome de Jesus 2017 que ocorrerá de 27 de Março a 02 de Abril na Cidade Velha. A ocasião serviu ainda para a apresentação de mais três novas equipas recém-nomeadas. Os jovens confirmaram o próximo encontro para 26 de Maio e será acolhida na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário