terça-feira, 28 de março de 2017

V Fórum Diocesano da Juventude 2017 - #para que todos tenham VIDA

O Secretariado Diocesano da Juventude da Diocese de Santiago realiza de 29 de Março a 01 de Abril, em Santisimo Nome de Jesus, concelho Ribeira Grande de Santiago – na Cidade Berço, o V Fórum Diocesano da Juventude 2017 sob o tema, escolhido pelo Papa « Tema: “O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1,49). O Fórum da Vida tem como lema: “Eu vim para que todos tenham vida em abundância” (Jo 10, 10)
O evento conta com mais de 2 centenas de de jovens de todas as 24 paroquias das 4 ilhas Brava, Fogo, Santiago e Maio, que constituem Diocese de Santiago e enquadra-se na Semana Diocesana da Juventude, que está a ser vivida em todas as paróquias de diocese desde o dia 27 de Março. A abertura do Fórum acontece pelas 17H00  do dia 29 de março, em Cidade Velha – Pilourinho Santíssimo Nome de Jesus, em Cidade Velha. Durante estes dias os participantes terão oportunidades de participar em momentos de capacitação/formação, dia na comunidade, partilha e troca de experiência, oração, reflexão, conversa com o Cardeal e evangelização porta a porta. Os temas de capacitação estão a volta do tema #para que todos tenham Vida. Ainda oficinas temáticas para recolha de subsídio para campanha diocesana pela vida.

 No último dia (02 de Abril), vai ter lugar o Dia Diocesano da Juventude, -- onde são esperados milhares de jovens de toda a Diocese. Neste dia de festa da juventude, está programada, a partir das 09h, uma caminhada com os jovens e a missa do envio presidida pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado. Recorde-se que a iniciativa Jornada Mundial da Juventude – JMJ - começou m 1984 quando o Papa João Paulo II promoveu um encontro com os jovens do mundo inteiro em Roma. A partir daí nascia a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza anualmente nas dioceses de todo o mundo, e prevê a cada 2 ou 3 anos um encontro mundial dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma semana. A última edição internacional da JMJ foi realizada em Julho de 2016, na cidade Cracovia, Polonia e reuniu milhões de jovens à volta do Papa Francisco e as duas Dioceses de Cabo Verde fizeram-se representar por uma caravana com dezenas de jovens, Panama será palco de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário