A Paroquia de Nossa Senhora da Graça, Praia, no quadro da celebração dos 460 anos da sua criação e da mensagem do Papa Francisco por ocasião do 49º Dia Mundial da Paz (1/1/2016), sob o lema “Vence a indiferença, conquista a Paz”, realizou uma conferência Internacional sobre a Paz, nos dias 11 e 12 de Janeiro de 2016, no Salão Paroquial de Nossa Senhora da Graça.
Além de reflectir a mensagem do Papa para o dia Mundial da Paz, a organização quis contribuir para uma reflexão sobre a Paz e para a construção da Paz no nosso país, considerando também o período eleitoral que se aproxima em que, habitualmente, se verifica uma certa exaltação de ânimos entre os intervenientes, e a violência urbana que afronta os principais centros urbanos do nosso país.
Foram conferencistas no primeiro dia o José Maria Rebelo que fez uma leitura sintética e crítica do que se tem dito/feito em prol da Paz e da Segurança (desde a visita do Papa João Paulo II a Cabo Verde), e o Bernardino Gonçalves, o Dino, da comunidade de Sant’Égidio que apresentou perspectivas e questionamentos na conquista da Paz.
No segundo dia os oradores foram o Adilson Semedo, sociólogo, que falou das Perspectivas e propostas sociológicas e/ou religiosas da Paz, a Indira Pinto Monteiro, da Comunidade Santo Egídio em Itália que falou da prevenção das conflitualidades e o bispo Dom Arlindo Gomes Furtado que comentou a mensagem do Papa Francisco para o 49º Dia Mundial da Paz.
De referir que nos dois dias muita gente se deslocou ao Salão Paroquial para ouvir falar sobre a Paz, sinal de interesse e preocupação dos cristãos e não só.
De referir que nos dois dias muita gente se deslocou ao Salão Paroquial para ouvir falar sobre a Paz, sinal de interesse e preocupação dos cristãos e não só.
Houve momentos de diálogo e debate sobre os temas, tendo alguns participantes feito as suas sugestões e seus questionamentos sobre a aspetos relacionados com a Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário