Como sempre, a Diocese de Santiago de Cabo Verde, sob a coordenação do Secretariado Diocesano da Juventude (SDJ), vai participar, desta feita, na XXXI Jornada Mundial da Juventude a ter lugar no próximo mês de julho (26 a 31) de 2016, na Cidade de Cracóvia, Polónia sob o lema «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7), inserido também no Ano Santo da Misericórdia.
Ao longo dos tempos, a diocese tem-se inserido na dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude em que se destaca a última participação, em 2013, na Cidade de Rio de Janeiro, Brasil já com o Papa Francisco. Em 2016, contamos e tudo vamos fazer para ter uma participação ainda mais significativa, com a representação de todas as paróquias e comunidades da nossa diocese, especialmente as mais distantes e menos providos de meios financeiros.
Em Cracóvia, terra do autor e patrono das JMJ, São João Paulo II, os jovens participantes terão a oportunidade de vivenciar de forma muito especial a universalidade da Igreja à volta de Jesus Cristo na pessoa do Papa Francisco num grande sentimento de pertença à grande família dos filhos de Deus. Espera-se igualmente uma especial vivência do jubileu da misericórdia.
O SDJ aproveita, mais uma vez, para exortar a todos os jovens a fazerem um esforço que só os jovens são capazes, para participarem na próxima JMJ, para a qual devem preparar-se convenientemente, conforme as orientações que a equipa responsável pelo projecto irá passar directamente e através das paróquias e meios da comunicação social. Apelamos, igualmente às paróquias, às comunidades cristãs, aos párocos, às famílias, grupos e associações de jovens e ajudarem os seus jovens a participarem. Apelamos, de uma forma geral, a toda a nação cabo-verdiana, aqui e na diáspora, a colaborar com os jovens nessa participação de Cabo Verde, neste evento de alcance mundial onde devemos e saberemos elevar bem alto o nome do nosso país e da nossa nação global que somos e tudo o que isso representa para todos os cabo-verdianos, independentemente de credo ou religião.
O nosso projecto já está em marcha e cremos que todas as paróquias, através dos respectivos SPJ, estaremos unidos neste missão de fazer a melhor participação possível da nossa diocese na próxima JMJ.
Sem comentários:
Enviar um comentário